A Teoria do Conhecimento

Tratando um pouco sobre a teoria do conhecimento, podemos afirma que, de modo geral este trata de buscar princípios explicativos, ter uma visão da realidade, investigar o conhecimento, possuir um ideal de racionalidade, verdade sintática, objetividade, verdade semântica, linguagem específica, uma verdade pragmática e poder de crítica. Estes seriam a base do conhecimento científico. É trabalhando com esse conhecimento que se possui através do tempo momentos históricos que trataram da presença de ciência. Para que estes estudos e momentos possam ser observados com bastante cuidado, necessita-se das leis e teorias, que nada mais são do que duas formas de ajudar a ciência de suas formas específicas, com o desejo de encontrar explicações para os fenômenos da nossa realidade.

Sendo assim, é preciso utilizar esse conhecimento e buscar a experiência, para podermos desenvolver um bom conhecimento. Aliás, já dizia Immanuel Kant: “Se não começarmos da experiência ou se não procedermos segundo leis de interconexão empírica dos fenômenos, nos vangloriamos em vão de querer adivinhar ou procurar a existência de qualquer coisa”. (Kant, 1987, p. 273/274).

O que seria os estudos da comunicação 

Teoria da Comunicação são estudos acadêmicos que pesquisam os efeitos, origens e funcionamento do fenômeno da comunicação social. Por exemplo, poderíamos citar aqui algumas destas teorias, que abordam principalmente a mídia, e que posteriormente esclareceremos sobre a importância que a teoria da ciência provoca nessas teorias.

Como trabalhar a teoria da ciência deixando de lado o ponto mais importante que ajuda desde sempre o desenvolvimento do conhecimento: a comunicação. Esta é uma ciência social que surgiu dentro de diversas experiências e necessidades vividas por um grupo humano. Existem teorias que mostram o ato comunicativo, como sendo obedecido a um contexto histórico, econômico e social. Voltando mais para o lado do ato em si, de se comunicar, é esse ato que proporciona a compreensão dos seres humanos diante de seus obstáculos. Já dizia Villém Flusser, que tudo é comunicação, desde um simples gesto de sorriso, até o mais complexo diálogo, desde claro, que haja um retorno com quem se comunica. A comunicação social contribui de diversas formas para a sociedade, a principal maneira, é deixando os receptores informados dos acontecimentos atuais, no caso dos noticiários. É a partir daqui que podemos dar início à tão relevante importância que a teoria da ciência traz continuamente para essa perfeita transmissão de dados.

4 thoughts on “A Teoria do Conhecimento

Deixe uma resposta